g2h

level

domingo, 13 de setembro de 2009

feijao tropeiro


Ingredientes:

1/2 kg de feijão
1/2 kg de toucinho para torresmo (barrigada)
1 colher (sopa) de álcool
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 kg de lingüiça de porco
1 maço de couve-manteiga
3 colheres (sopa) de manteiga
3 cebolas médias fatiadas
3 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave o feijão, coloque-o numa panela de pressão com 1 litro de água e leve ao fogo por 30 minutos, sem deixar que cozinhe demais grãos devem ficar inteiros e mais duros do que de costume. Retire da panela e coe imediatamente, para interromper o cozimento. Reserve.

Corte o toucinho em cubos, coloque numa tigela, junte o sal, o álcool e o fermento e misture. Numa panela, coloque 1/2 copo de água, adicione os cubinhos de toucinho e frite-os em fogo baixo. Quando amarelar (mas ainda estiver claro), retire o torresmo do fogo, coloque sobre uma peneira e deixe escorrer.

Em seguida, aqueça muito bem a gordura que ficou na panela, coloque o torresmo escorrido e frite até dourar. Tome cuidado para que não fique muito escuro e amargo.

Coloque sobre papel absorvente e reserve. Pique a lingüiça de porco, coloque-a numa frigideira e refogue, pingando um pouco de água, de vez em quando, para que frite em sua própria gordura. Reserve. Limpe, lave e seque as folhas de couve.

Sobreponha as folhas, enrole e corte em tiras bem finas. Coloque na mesma panela em que foi preparada a lingüiça e refogue. Acerte o sal e reserve. Numa frigideira, derreta a manteiga, junte a cebola e o alho e refogue até a cebola dourar. Acrescente a farinha de mandio¬ca, misture e, sem parar de mexer, deixe torrar.

Adicione o feijão, a lingüiça e a couve e misture. Coloque a cebolinha, acerte o sal e deixe no fogo por mais 2 minutos, mexendo sempre.

Trans¬fira para uma cumbuca ou travessa, adicione os torresmos, misture e sirva. Se preferir, sirva os torresmos à parte.

fonte: http://www.pilotandofogao.com/

Um comentário:

  1. Legal, obrigada pelas dicas! Gostei da receita (também se não entendi alguns ingredientes tipicos da cuzinha brasileira), mas è um problema meu. Apreciamentos pelo esforço e a creatividade.
    Margot

    ResponderExcluir

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge