g2h

level

segunda-feira, 26 de abril de 2010

cupim casqueirado do mais voce

Prato Típico de Araçatuba-SP




cupim casqueirado do mais voce
Ingredientes

2 colheres (sopa cheias) de sal
1 colher (sopa) de glutamato monossódico
1 peça de cupim com gordura (2,5 a 4 kg)
2 colheres (sopa) de sal misturado com 1 colher (sopa) de glutamato monossódico polvilhando conforme for retirando a casquinha do cupim assada
MOLHO VERMELHO:
1 vidro de vinagre tinto (750 ml)
300 g extrato de tomate
100 g de açúcar
100 g de sal
25 g glutamato monossódico
1/2 pimenta dedo-de-moça
1 pitada de noz moscada moída
1 folha de louro
2 cebolas pequenas cortadas em cubos
1/2 copo (tipo americano) de óleo


Modo de Preparo

1. Numa tigela coloque 2 colheres (sopa cheias) de sal e 1 colher (sopa) de glutamato monossódico e misture
2. Passe esta mistura numa peça de cupim (2,5 a 4 kg)
3. Com um espeto para churrasco espete a peça de cupim bem no centro e leve-a para assar numa churrasqueira
4. Vá virando a peça até que toda a borda fique bem assada por +/-2 h
5. Com uma faca bem afiada retire toda a parte escura e assada do cupim
6. casqueirando-a (tirando a casca)
7. Polvilhe sal com glutamato monossódico em toda peça e volte à peça de cupim para a churrasqueira
8. Enquanto a peça estiver assando vá virando-a para que fique assada por igual
9. Com uma faca afiada retire casquinhas assadas do cupim e sirva com arroz com alho, salada de rúcula e molho vermelho especial
10. Repita o procedimento até consumir toda a peça de cupim.
11. MOLHO VERMELHO:
12. Num liquidificador coloque 1 vidro de vinagre tinto (750 ml), 300 g extrato de tomate, 100 g de açúcar, 100 g de sal, 25 g glutamato monossódico, a pimenta dedo-de-moça, 1 pitada de noz moscada moída, 1 folha de louro, 2 cebolas pequenas cortadas em cubos, o copo (tipo americano) de óleo e bata bem até ficar uma mistura homogênea
13. Sirva em seguida.


Informações Adicionais
Receita exibida em 26/03/10 no Mais Você na Rede Globo.
http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/

fonte Secundaria: http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/


ARAÇATUBA SAIBA MAIS:

Araçatuba é um vocábulo indígena que significa abundância de araçás. Do tupi araçá - uma espécie de fruta silvestre; e tyba - em grande quantidade, abundância.[5] Há uma outra versão que diz que Araçatuba, na linguagem caingangues corresponde: araçá = fruto com saliências no formato de olhos; tu = ponta ou as saliências citadas e bo = lugar. Desta maneira, etimologicamente Araçatuba é o lugar das frutas com saliências na casca.


A história de Araçatuba está ligada intrinsecamente à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). Esta estrada, que no início do século fez parte de uma política que visava a interiorizarão do país e sua ligação com outros países da América do Sul, teve seus trabalhos iniciados no dia 15 de novembro de 1904, com a construção do trecho que ligava Bauru à cidade de Itapura, localizada nas barrancas do rio Paraná.

No dia 2 de dezembro de 1908, os trilhos chegaram até o km 280, onde foi montado um acampamento. Um vagão deixado neste local serviu provisoriamente como estação. Deste acampamento nasceu a cidade de Araçatuba. Pela boa qualidade das terras desta região, muitas famílias de agricultores aqui se instalaram, eram elas as famílias: Viol, Pavan, Cela, Bertoli, Saran, Geraldi, Caputi e outras.

Além das doenças, os índios Caingangues que aqui já habitavam, se constituíam em obstáculo ao desenvolvimento das terras ainda virgens. No início dos anos 20, Araçatuba, apesar do bom desenvolvimento, ainda pertencia à comarca de Penápolis.

Em 8 de dezembro de 1921, foi promulgada a Lei estadual 1812, que concretizava o sonho de autonomia daqueles que já habitavam o novo e progressista Município. Em 19 de fevereiro de 1922 às 20 horas, em Sessão Solene, deu-se a instalação da Comarca Municipal e a posse dos primeiros vereadores.

O Município foi se desenvolvendo, e passou por vários ciclos econômicos. O primeiro foi o do café, a seguir o do Algodão e, a partir dos anos 50, veio o da pecuária, que predomina até os dias de hoje, dividindo sua importância, atualmente, com o setor sucro-alcooleiro.

Nas análises de economistas e de vários empresários, Araçatuba é a região que apresenta um maior potencial para desenvolvimento, em todo o estado de São Paulo. Esta perspectiva, reforçada pela presença de inúmeros fatores de desenvolvimento, tais como o Gasoduto Brasil-Bolívia, a Hidrovia Tietê-Paraná, a duplicação da rodovia Marechal Rondon, o Aeroporto de padrão internacional, e a Ferrovia Novo Oeste.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/


Um comentário:

  1. Fiz o molho como esta ai e ficou muito ruim muito acido nao recomendo tanto vinagre

    ResponderExcluir

Postagens populares